CORPO

10/06/2015
Emagreça todo dia

Quando iniciamos uma dieta para emagrecer, normalmente temos em mente um período de tempo em que gostaríamos de perder um determinado número de quilos, não e mesmo? Assim, uma dieta é boa se ela nos faz emagrecer muito e rápido. Melhor ainda se isso não nos exigir passar muita fome.

Entretanto, quero hoje propor uma reflexão. Quando pensamos em perder peso, normalmente desejamos também manter o manequim alcançado depois da dieta. Contudo, ao pensarmos em perder peso dentro de um prazo definido, estamos focalizando quando e como chegaremos a uma faixa de peso-alvo, mas deixamos de lado a ideia de que gostaríamos de nos manter magros. A vida após a dieta não entra na conta. A não ser que desejemos perder peso para um acontecimento especifico, de que adianta perder peso rápido diante do objetivo de se manter magro e saudável a vida toda? Qual a diferença entre perder peso em um mês ou seis meses se na verdade o que queremos é nos mantermos belos e com saúde todos os dias? A regra é simples: qualquer dieta que nos faça gastar mais calorias do que ingerimos é capaz de fazer emagrecer.

Dessa forma, mais do que qual dieta é mais adequada ou mais eficiente, talvez seja mais importante determinar como incluir na sua vida, todos os dias, a regrinha de ouro acima. Hábitos saudáveis de vida, como manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos, ingerir uma quantidade adequada de líquidos e comer menos calorias do que gastamos todos os dias é a chave para nos mantermos magros e com saúde por toda a vida. Ao invés de pensar no seu peso no curto prazo, imagine que a manutenção do peso segue a mesma lógica da manutenção dos dentes, por exemplo. Se eu quero ter dentes saudáveis e bonitos, preciso escová-los todos os dias. Se eu quero ter um corpo da mesma forma, preciso exercitá-lo e alimenta-lo adequadamente também todos os dias. Se você escovar seus dentes muito bem durante algumas semanas e depois deixar de fazê-lo, de nada terá adiantado o seu esforço anterior. As cáries vão aparecer da mesma forma. Porque imaginamos, então, que com a dieta seria diferente? Por isso, mais do que fazer dieta, a receita é cultivar hábitos alimentares saudáveis todos os dias, para sempre.

Dra. Aline Sardinha - Psicóloga clínica e Coach (CRP/05:34.146).




COMPARTILHE:

COMENTÁRIOS
Quero essas pílulas ...com devo fazer?
Por: Maria Angela Reichel - Em: 04/01/2016 - 21:21:04
Nome: Mensagem:
E-mail:
Informe esse número ao lado:
trocar imagem