MENTE

 
10/04/2015
Será que é depressão?
IMuitas pessoas ainda acreditam que o principal sintoma da depressão é a tristeza. Isso é verdadeiro em alguns casos, mas, na maior parte das pessoas, a depressão não se manifesta dessa forma.

 
11/03/2015
Preocupação
Preocupar-se significa basicamente se ocupar de um assunto previamente à sua ocorrência. Assim, toda vez que estamos tentando imaginar como um determinado evento ocorrerá no futuro, estamos nos preocupando.

 
06/02/2015
Você tem boa memória?
Memória é um conjunto de funções mentais para armazenamento de informações que funcionam em paralelo. Vamos entender como a memória funciona de verdade?

 
24/12/2014
Feliz ano novo!
Antes que você exagere no espumante e esqueça por que está comemorando, que tal tirar alguns minutos para fazer um exercício de felicidade?

 
03/10/2014
Sonhos
Desde que o mundo é mundo os seres humanos se intrigam com o fenômeno dos sonhos. Hoje em dia, a ciência já sabe um monte de coisas sobre os sonhos.

 
08/07/2014
A culpa é dos advérbios
Emoções intensas costumam aparecer acompanhadas por pensamentos igualmente fortes, rígidos e, às vezes, extremos.

 
27/05/2014
Malhando os neurõnios
Praticar exercícios físicos protege não apenas o coração, mas também é benéfico na prevenção da doença de Alzheimer e outras condições associadas ao envelhecimento cerebral.

 
04/05/2014
E se?
Estima-se que aproximadamente 6% da população mundial sofra de preocupação excessiva. Como saber se o seu nível de preocupação é normal?

 
27/04/2014
Escrever: a mais antiga ginástica cerebral
Quando escrevemos, uma mesma informação vai ser codificada por várias áreas do cérebro ao mesmo tempo.

 
22/03/2014
Hábitos, rotinas e atalhos
Nosso cérebro é expert em criar atalhos e simplificações que aumentem a sua velocidade de processamento, diminuam o gasto energético e comprimam um monte de informação em pouco espaço.

 
28/02/2014
Fontes internas de estresse
As fontes internas de estresse são nossos pensamentos. Os fatores externos podem ser mais ou menos estressantes, dependendo de como lidamos internamente com eles. Parece simples, mas não é fácil. Exige treino!

 
14/02/2014
Ataques de pânico são perigosos?
De repente, do nada, aparecem uns sintomas esquisitos, acompanhados de uma sensação muito ruim. Dali a alguns minutos, do mesmo jeito que apareceram, estes sintomas desaparecem, deixando para trás muitos medos e questionamentos.

 
03/12/2013
Deixe para amanhã o que você não precisa decidir hoje
Na medida em que o cérebro vai reorganizando as informações do dia e as memórias já armazenadas, é possível que surja uma nova forma de ver a situação!

 
28/11/2013
Um bombom agora ou dois amanhã?
Um exercício para melhorar a autodisciplina poderia ser deixar um bombom visível sobre a sua mesa de trabalho e decidir que só vai comê-lo ao final do dia. Que tal?

 
20/11/2013
Esquecimentos
Não é preciso ter demência para enfrentar problemas com a memória. Na verdade, quando pensamos em falhas da memória, entramos em um amplo campo de possibilidades.

 
11/11/2013
Felicidade e bem-estar
Precisamos assegurar doses diárias de pequenos momentos de prazer, ações absorventes, tarefas que nos parecem ter um sentido, momentos de sucesso e pessoas significativas.

 
26/02/2013
Pensando fora da caixa
Nosso cérebro, quando ganha em velocidade, perde um pouco da precisão. Pensar fora da caixa, ou seja, considerar as outras explicações possíveis para as situações que vivenciamos pode ser útil em situações que geram emoções negativas.

 
25/02/2013
O cérebro e os pecados capitais
Você já parou para pensar porque viemos com essas características que tanto atrapalham a nossa vida?

 
23/02/2013
Pensamentos automáticos
Nosso cérebro é uma máquina que nunca desliga. Estamos o tempo inteiro avaliando as situações de modo a podermos decidir qual a melhor maneira de se comportar.

 
19/02/2013
Estresse: o cérebro se adaptando à vida moderna
O que chamamos de estresse é exatamente essa reação de adaptação, do corpo e da mente, a estímulos novos ou ameaçadores do ambiente à nossa volta.