MENTE

19/02/2013
Estresse: o cérebro se adaptando à vida moderna

Se você fosse um homem das cavernas e, de repente, avistasse um leão... O que você faria? Sairia correndo? Ok. Acontece que, para isso, seu corpo precisa se preparar. Suas pernas vão precisar de mais sangue, seu coração terá que bater mais rápido, você precisará respirar mais ar, todas as funções do corpo que não forem essenciais à sua fuga terão que ser interrompidas - principalmente a sua digestão, e você não vai conseguir pensar em mais nada além do tal leão. Assim que achar um local seguro, o corpo poderá voltar ao funcionamento normal.

O que chamamos de estresse é exatamente essa reação de adaptação, do corpo e da mente, a estímulos novos ou ameaçadores do ambiente à nossa volta. Agora, voltemos à vida moderna. O que será que acontece com o nosso corpo e a nossa cabeça quando temos que, literalmente, “matar um leão por dia”?

Em si, a reação de estresse não é prejudicial. Ao contrário, é essencial à nossa sobrevivência e à melhor adaptação às demandas do ambiente. Entretanto, o estresse se torna problemático quando temos que lidar com tantos estímulos novos ou ameaçadores que passamos mais tempo no modo estressado do que no modo de funcionamento normal. Ao contrário dos homens das cavernas, o homem moderno tem uma agenda cheia de compromissos, precisa se lembrar de executar inúmeras tarefas por dia, além de lidar com imprevistos que chegam, a todo momento, pelo smartphone ou por email.

Que tal ficarmos atentos aos sinais físicos e psicológicos de estresse? Mudança no apetite ou no ritmo do sono, cansaço constante, mal-estar generalizado, dificuldade de se concentrar, esquecimentos, problemas digestivos, alterações de humor, irritabilidade, angústia, diminuição da libido, tonturas, formigamentos, problemas de pele, entre outros sintomas, podem significar que o seu corpo precisa voltar a funcionar no modo normal... nem que seja por alguns minutinhos!

Dra. Aline Sardinha - Psicóloga e Coach (CRP/05:34.146)











COMPARTILHE:

COMENTÁRIOS
Bom dia , Aline ! Parabéns pelo blog ! Um abraço , Sandra
Por: Sandra Brito - Em: 25/04/2015 - 11:13:03
Nome: Mensagem:
E-mail:
Informe esse número ao lado:
trocar imagem